Como estudar jurisprudência para concurso sem virar refém do informativo

Pilha de cartões sobrepostos representando teses de jurisprudência, com a tese do topo em destaque

Existe um hábito comum entre candidatos: acompanhar todo informativo do STF e do STJ, semana a semana, marcando o que parece importante. É um hábito que consome muito tempo e converte pouco em ponto.

O problema não é ler jurisprudência. É ler sem critério de seleção.

O informativo não foi escrito para você

O informativo é um serviço de comunicação do tribunal. Ele registra o que foi julgado naquela semana e que a assessoria considerou relevante para a comunidade jurídica — advogados, juízes, procuradores, imprensa especializada.

A banca de concurso tem outro filtro. Ela precisa de julgados que sejam estáveis, enunciáveis em uma assertiva e relacionados ao edital. A maior parte do que sai no informativo falha em pelo menos um desses três testes.

Os três filtros antes de estudar um julgado

1. É estável?

Decisão monocrática, liminar e julgamento ainda não concluído raramente viram questão objetiva — a banca corre o risco de a posição mudar entre a elaboração e a aplicação da prova. O que a banca prefere: tese firmada em julgamento colegiado, recurso repetitivo, repercussão geral, súmula.

2. Dá para transformar em assertiva?

Faça o teste mentalmente: consigo escrever esse julgado como uma frase que seja claramente certa ou claramente errada? Se ele depende muito das particularidades do caso concreto, é difícil de cobrar em objetiva. Se produziu uma tese curta e geral, é candidato natural a questão.

3. Está no edital?

Parece óbvio e é o filtro mais ignorado. Um julgado brilhante sobre um tema fora do seu edital vale zero na sua prova.

O que estudar em cada julgado

Um julgado bem estudado para concurso tem quatro linhas, não quatro páginas:

  • A tese. A frase que o tribunal fixou. É ela que vira assertiva.
  • O que ela muda. Se confirma o que o manual já dizia, o esforço de memorização é baixo. Se contraria a doutrina tradicional ou supera entendimento anterior, o esforço é alto — e a chance de ser cobrada também.
  • A exceção. Quase toda tese vem com uma ressalva. É nela que a banca constrói a pegadinha: enuncia a regra geral como se fosse absoluta.
  • O nome pelo qual o julgado é conhecido. Tema de repercussão geral, número do repetitivo, súmula. Serve para reconhecer a questão e para revisar depois.

Onde a banca costuma plantar o erro

Três padrões se repetem em questões de jurisprudência:

  • Generalização da exceção. A assertiva pega a ressalva do julgado e apresenta como regra, ou o contrário.
  • Troca do órgão ou do efeito. Atribui ao STJ o que foi decidido pelo STF, ou dá efeito vinculante ao que não tem.
  • Inversão do sujeito. Mantém toda a redação da tese e troca quem tem o direito ou quem tem o dever.

Ler o julgado prestando atenção nesses três eixos é mais produtivo que reler o inteiro teor.

Um ritmo sustentável

Acompanhar informativo semanalmente é caro em tempo e rende pouco. Uma alternativa que funciona melhor na reta longa:

  • Mensalmente: revisar o consolidado do período, aplicando os três filtros. O que passa entra na sua lista.
  • A cada revisão: reler só as teses da lista, não os julgados inteiros.
  • Na reta final: só as teses do último ano e meio, que é a janela em que as bancas mais buscam novidade.

Súmulas e teses de repercussão geral com alguns anos de idade não são “velhas” para efeito de prova — continuam sendo cobradas, e com mais frequência que a novidade da semana. A urgência do informativo é uma ilusão de escassez.

O ponto principal

Jurisprudência para concurso é um problema de curadoria, não de volume. Cinco teses bem selecionadas, com exceção e pegadinha mapeadas, valem mais que cinquenta julgados lidos por cima. O tempo que você economiza filtrando é tempo que volta para questões.

Leia também

2 comentários em “Como estudar jurisprudência para concurso sem virar refém do informativo”

  1. Pingback: O que mais cai na sua prova: como transformar provas anteriores em prioridade de estudo - Blog do Acertei Concursos

  2. Pingback: A estrutura de uma discursiva que não perde ponto - Blog do Acertei Concursos

Comentários encerrados.

Política de Privacidade | Termos de Uso | Preferências de cookies
Rolar para cima